Bom Retiro é um distrito situado na região central do município de São Paulo, sendo essencialmente comercial, com áreas industriais e residenciais. A origem do bairro se deu no início do século XIX, quando ainda era formado por chácaras e sítios que eram usados como retiros de fim de semana pela população mais afastada da cidade. Inclusive, especula-se que o nome do bairro seja em homenagem à alguma chácara que existia ali. A região se tornou mais importante devido a construção das estações São Paulo Railway e da Estrada de Ferro Sorocabana, que juntas ao Jardim da Luz - único parque público da cidade - faziam parte de belos pontos de chegada e partida de viajantes (abastados fazendeiros de café).
Jardim Público e parte do bairro do Bom Retiro.
Bom Retiro em 1958 - Congregação.
Por sua grande diversidade cultural, Bom Retiro ficou marcado, isso por conta das ondas de imigrantes adentrando a região e se instalando nessa. O bairro também abrigou o primeiro prédio no Brasil destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford do Brasil, na Rua Solon, em 1921. A inauguração da Estação da Luz foi outro evento importante, era por ela e pela São Paulo Railway que toda cidade era abastecida. Dessa forma, o comércio se concentrou na região, oferecendo emprego e novos moradores.
Rua Solon, onde eram produzidos os automóveis: Ford T, Ford A e Mercury.
A partir do século XX, com a construção do viaduto - que uniu a Rua José Paulino e a Couto de Magalhães - o bairro recebeu a estrutura necessária para se expandir ainda mais no segmento comercial. E foi nesse período que muitas famílias israelitas chegaram ao bairro, entre os anos de 1930 e 1947, mais de 30 mil judeus desembarcaram. Apesar da grande migração de judeus no distrito, o Bom Retiro ainda abrigou outros imigrantes, como: sírios, libaneses, turcos, russos e povos de outras nacionalidades em menor escala.
Rua José Paulino, antiga “rua dos imigrantes” e lugar de fundação do Sport Club Corinthians Paulista em setembro de 1910.
Judeus pelas ruas do Bom Retiro.
Imagem representativa – Imigrante.
Atualmente, o Bom Retiro possui muitos moradores de baixa renda, principalmente, de cortiços. Considerado o segundo reduto oriental da cidade e sendo conhecido como a "Liberdade" dos coreanos, que controlam dois terços do comércio e da indústria de roupas da região.
Imagem representativa - Comércio no Bom Retiro.
Comentários
Postar um comentário